Habilidades Habilidades são atributos dos jogadores que evoluem através do uso de ferramentas ou ações específicas. Aumentar a habilidade irá aumentar a proficiência de certas ferramentas, e desbloquear receitas úteis e exclusivas. Deve-se notar que qualquer artesanato e receitas aprendidas ao subir de nível, não serão acessíveis até depois do próximo salvamento (no dia seguinte).
Índice
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Cada habilidade tem dez níveis. No nível 5 e nível 10 os jogadores selecionam uma de duas profissões específicas para se especializarem. Essas especializações entram em vigor imediatamente. Por exemplo, a especialização Nível 5 Pescador irá aumentar o preço de venda do peixe colocado na caixa de embarque na noite anterior.
Todas as habilidades precisam dos seguintes pontos de experiência para aumentar o nível de habilidade:
Lvl | Experiência |
---|---|
1 | 100 |
2 | 380 |
3 | 770 |
4 | 1300 |
5 | 2150 |
6 | 3300 |
7 | 4800 |
8 | 6900 |
9 | 10000 |
10 | 15000 |
Uma variedade de habilidades podem ser temporariamente melhoradas comendo alimentos específicos. Essas habilidades aparecerão como um ícone de Bônus ao lado do relógio do jogador na interface do usuário. As habilidades podem ser visualizadas na aba de habilidade do jogador no menu de pausa do jogo.
A informação nesta página inclui métodos conhecidos para obter a experiência de perícia. Pode haver outros métodos para ganhar experiência para cada habilidade que são atualmente desconhecidos.
Cultivo | Cada nível concede uma +1 de proficiência às ferramentas enxada e regador. Níveis são ganhos ao colher as plantações. Cuidar de animais também aumenta isso. |
Mineração | Habilidade de mineração é aumentada usando a picareta para quebrar rochas. Cada nível acrescenta +1 à proficiência da picareta. |
Coleta | Habilidade de coleta inclui tanto recolher mercadorias coletáveis, e madeira de árvores cortadas com um machado. Cada nível adiciona +1 de proficiência ao machado. |
Pesca | A habilidade de pesca é associada com a captura de peixes. Completando com sucesso o minigame de pesca aumenta a habilidade de pesca. Cada nível adiciona +1 de proficiência à vara de pesca. |
Combate | Habilidade de combate está ligada à capacidade do jogador de lutar contra monstros. Cada nível acrescenta +5 em pontos de vida. |
Proficiência
Competência de habilidade afeta a quantidade de energia necessária para usar ferramentas específicas. À medida que a proficiência aumenta, as necessidades de energia diminuem em 0,1 pontos.[1]
A picareta, o machado, a enxada e o regador podem usar 2 pontos de energia. A vara de pesca usa 8 pontos de energia. Aprimorando o regador, por exemplo, aumenta seu custo em 2 pontos de energia por nível, com um custo máximo de 10 pontos usando um regador de irídio totalmente carregada.
Ferramentas Afetadas
Cultivo
Coleta
Pesca
Mineração
Ferramentas não afetadas
As seguintes ferramentas não consomem energia:
As seguintes ferramentas sempre consomem 4 pontos de energia:
Cultivo
- Página principal: Cultivo
A habilidade de cultivo é adquirida pela colheita de plantações. Cuidar de animais também acrescenta experiência: acariciar, ordenhar e tosquiar animais de fazenda ou pegar um produto animal dentro de um celeiro ou uma gaiola, cada um dá 5 pontos de experiência. O uso da enxada e do regador não dá experiência por si só. Cada nível concede +1 proficiência à enxada e ao regador.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato / Culinária: | Receitas de Artesanato: | Escolha uma profissão: | |
Espantalho | Aspersor | Rancheiro
| Cultivador
| ||
Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Nível 9 | Nível 10 | |
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Rancheiro: | Cultivador: |
Tear | Barril | Mestre do galinheiro | Artesão
| ||
Pastor | Agricultor
|
Cada plantação colhida vale pontos de experiência com base no valor da colheita. Os valores de cada colheita são os seguintes:
Colheita | Exp por colheita | Colheita | Exp por colheita | Colheita | Exp por colheita | Colheita | Exp por colheita |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Grão de café | 4 | Lúpulo | 6 | Trigo | 6* | Tulipas | 7 |
Chirívia | 8 | Feijão verde | 9 | Pimenta | 9 | Jasmim Azul | 10 |
Milho | 10 | Alho | 12 | Tomate | 12 | Berinjela | 12 |
Batata | 14 | Mirtilo | 14 | Bok Choy | 14 | Uva | 14 |
Girassol | 14 | Rabanete | 15 | Lantejoula de verão | 15 | Beterraba | 16 |
Couve | 17* | Morangos | 18 | Airelas | 19 | Papoila | 20 |
Amaranto | 21* | Alcachofra | 22 | Inhame | 22 | Couve-flor | 23 |
Ruibarbo | 26 | Melão | 27 | Repolho vermelho | 28 | Rosa-de-fada | 29 |
Abóbora | 31 | Fruta antiga | 43 | Carambola | 44 | Sweet Gem Berry | 64 |
- * Devido a um erro com colheita de foice, estas plantações não dão quaisquer pontos de experiência.
Os pontos de experiência atribuídos são calculados usando a fórmula:
XP = || ln (0.018 * PRICE + 1)||
Sendo PRICE o preço de venda do item da safra.
A colheita de plantas, originalmente coletáveis, cultivadas na fazenda conta 3 pontos de experiência de coleta por planta em vez de pontos de experiência de cultivo.
O nível de experiência é aumentado após o sono.
Nível | Total vida Chirívias colhidas | Experiência |
---|---|---|
1 | 13 | 100 |
2 | 48 | 380 |
3 | 97 | 770 |
4 | 163 | 1300 |
5 | 269 | 2150 |
6 | 413 | 3300 |
7 | 600 | 4800 |
8 | 863 | 6900 |
9 | 1250 | 10000 |
10 | 1875 | 15000 |
Mineração
- Página principal: Mineração
Habilidade de mineração é aumentada usando a picareta para quebrar rochas. Cada nível acrescenta +1 à proficiência da picareta.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Culinária: | Receitas de Artesanato: | Escolha uma profissão: | |
Bombinha | Escadaria | Refeição de mineiro | Transmutar (Fe) | Minerador
| Geólogo
|
Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Nível 9 | Nível 10 | |
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Minerador: | Geólogo: |
Bomba | Transmutar (Au) | Megabomba | Cristalário | Ferreiro | Escavador
|
Garimpeiro
| Gemólogo
|
*Garimpeiro não tem efeito em as minas. Fora das minas, ele adiciona uma chance de encontrar uma peça extra de carvão antes do código não-garimpeiro para encontrar de carvão as execuções. (Veja GameLocation::breakStone no código do jogo.)
Diferentes tipos de rochas dão números diferentes de pontos de experiência. Estes valores são conhecidos até agora:
Tipos de Rochas | Experiência |
---|---|
Rocha cinzenta (mundo superior) | 1 |
Pedregulho cinzento (mundo superior) | 0 |
Rocha (das Minas) | 0 |
Rocha cinzenta (das Minas) | 4 |
Nó de Topázio | 8 |
Nó Ametista | 10 |
Nó Água-Marinha | 18 |
Nó Jade | 20 |
Nó Esmeralda | 50 |
Nó Rubi | 80 |
Nó Diamante | 100 |
Nó Joia | 0 |
Enquanto rochas genéricas não fornecem nenhum bônus de experiência por conta própria, ao obter carvão da quebra de uma rocha, o jogador recebe 5 pontos na mineração. Nenhum outro nó (joias, geodos, etc) fornecem pontos de experiência.
Você recebe pontos quando as pedras são destruídas. Não importa se isso é feito por sua escolha, uma bomba, ou pela ação de um monstro.
Coleta
- Página principal: Coleta
Habilidade de coleta aumenta ao reunir itens coletáveis do chão em toda Stardew Valley, e ao cortar árvores com um machado. Cada nível adiciona +1 de proficiência ao machado. Nota: Os troncos, mudas e madeira caída não aumentam a habilidade.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Receitas de Artesanato: | Receitas de Culinária: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Escolha uma profissão: | |
Sementes Silvestres (Prim) Lanchinho
| Hambúrguer de sobreviência | Torneirinha | Carvoaria Sementes Silvestres (Ver)
| Silvicultor
| Coletor
|
Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Nível 9 | Nível 10 | |
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Silvicultor: | Coletor: |
Para-raios Sementes Silvestres (Out) | Sementes Silvestres (Inv) | Totem de teletransporte: Fazenda
| Totem de chuva | Lenhador
| Botanista
|
Torneirinha
| Rastreador
|
Os itens de coleta cultivados em sua fazenda (i.e. de sementes de primavera) dão 3 pontos de experiência em coleta quando colhidos. Os itens de coleta obtidos fora de sua fazenda dão 7 pontos de experiência. Cortar uma árvore fornece 12 pontos (concedidos de uma só vez após o corte do último pedaço que faz a árvore cair), e remover tocos de madeira dura e toras dá 25 pontos cada (remoção de tocos de árvore regular não fornece experiência).
Pesca
- Página principal: Pesca
Habilidade de pesca é aumentada pela captura de peixes ou lixo com uma vara de pesca ou pela colheita de covos (armadilhas para caranguejo). Cada nível atribui +1 à proficiência da vara de pesca, aumenta o tamanho mínimo do peixe (polegada/centímetro) e a altura de lançamento da linha de pesca, e diminui a quantidade máxima de tempo antes da mordida do peixe. Essa habilidade também aumenta a chance de encontrar peixes de alta qualidade (com estrelas de prata ou ouro).
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato / Culinária: | Receitas de Artesanato: | Escolha uma profissão: | |
Distância de casting aumentada por uma telha | Isca
| Covo Prato do mar | Máquina de reciclagem
| Pescador
| Armadilheiro
|
Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Nível 9 | Nível 10 | |
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Pescador: | Armadilheiro: |
Anzol Boia-armadilha
| Boia de cortiça Caça ao tesouro
|
Anzol farpado Isca artificial
| Ímã | Mestre pescador
| Marinheiro |
Pirata
| Mestre da isca
|
A quantidade de experiência adquirida para cada peixe capturado é a seguinte:
(Qualidade do peixe (estrelas) + 1) * 3 + Dificuldade de peixe (um valor de 5-110 dependendo do peixe) / 3
Este número é multiplicado por 2,2 se você também tem um tesouro, 2,4 se era perfeito e 5 se era um peixe chefe. Por exemplo, uma sardinha de qualidade regular (dificuldade 30) seria você (0 + 1) * 3 + 30/3 = 13 xp.
Covos te dão 5 pontos cada vez que você coleta deles (não importa o que é coletado).
Pescar lixo com a vara de pesca dá 3 pontos.
Os pontos de experiência necessários para aumentar o nível é o mesmo para todas as habilidades:
Lvl | Experiência | Total Sardinhas (sem estrelas) | Total Peixe Lendária com estrela de ouro (peixe com XP mais alta) | Total Covo |
---|---|---|---|---|
1 | 100 | 8 | 1 | 20 |
2 | 380 | 30 | 2 | 76 |
3 | 770 | 60 | 4 | 154 |
4 | 1300 | 100 | 6 | 260 |
5 | 2150 | 166 | 10 | 430 |
6 | 3300 | 254 | 15 | 660 |
7 | 4800 | 370 | 22 | 960 |
8 | 6900 | 531 | 31 | 1380 |
9 | 10000 | 770 | 44 | 2000 |
10 | 15000 | 1154 | 66 | 3000 |
Combate
- Página principal: Combate
A habilidade de combate é aumentada pela luta contra monstros. Geralmente, cada nível acrescenta 5 pontos na barra de vida (saúde). Escolhendo a profissão Escoteiro aumenta a chance de Ataque Crítico em 50%. Testado: com a profissão Escoteiro e dois aneis com +10% de chance de ataque crítico; a chance de crítica é multiplicativa e não aditiva: cerca de 5-10% no máximo [base * 1,5 * 1,1 * 1,1] com todos os reforços, e não 50% + 10% + 10% = 70%.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Culinária: | Receitas de Artesanato: | Escolha uma profissão: | |
Anel duro | Elixir da vida | Prato de raízes | Anel de guerreiro | Lutador
| Escoteiro
|
Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Nível 9 | Nível 10 | |
Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Receitas de Artesanato: | Lutador: | Escoteiro: |
Óleo de alho | Anel de Ioba | Munição explosiva | Anel de irídio | Bárbaro
| Acrobata
|
Defensor
| Salteador
|
A tabela a seguir lista os pontos de experiência obtidos para matar o monstro indicado. Existem alguns monstros em falta (ou seja, lamas e lodo roxo).
Monstros | Experiência |
---|---|
Gosma verde | 3 |
Espírito de poeira | 2 |
Morcego | 3 |
Morcego de gelo | 7 |
Morcego de lava | 15 |
Golem de pedra | 5 |
Grub | 2 |
Mosca | 10 |
Geleia gelada | 6 |
Lama | 10 |
Cara da sombra | 15 |
Fantasma | 15 |
Duggy | 10 |
Caranguejo de rocha | 4 |
Caranguejo de lava | 12 |
Bola de fogo | 0 |
Squid Kid | 15 |
Esqueleto guerreiro | 15 |
Sombra bruta | 15 |
Shamã da sombra | 15 |
Esqueleto | 8 |
Esqueleto mago | 8 |
Cabeça de metal | 6 |
Spiker | 1 |
Inseto | 1 |
Múmia | 20 |
Gosma grande | 7 |
Serpente | 20 |
Mudando de Profissão
A Estátua da Incerteza nos Esgotos permite que as profissões escolhidas sejam mudadas. Após doar 10 000 ouros e ir dormir, a tela de escolher uma profissão do nível 5 irá aparecer, seguido de uma tela de escolher uma profissão do nível 10. A estátua permite que apenas uma habilidade seja trocada por noite.
Título baseado em Habilidade
Com base no seu nível de Habilidade total, você obtém um determinado Título sob seu nome na guia Habilidades do Menu do Jogador. Seu nível e título também são visíveis quando se deslocam sobre sua imagem na guia Inventário do Menu do Jogador.
O nível é calculado da seguinte forma:
(nível de cultivo + nível de pesca + nível de coleta + nível de combate + nível de mineração + nível de sorte) / 2
Aqui estão os possíveis títulos:
- Nível >= 30: Rei da Fazenda
- Nível > 28: Mestre de colheita
- Nível > 26: Agricultor
- Nível > 24: Fazendeiro
- Nível > 22: Rancheiro
- Nível > 20: Semeador
- Nível > 18: Granjeiro
- Nível > 16: Garota da Fazenda/Garoto da Fazenda
- Nível > 14: Escavador
- Nível > 12: Pequeno proprietário
- Nível > 10: Lavrador
- Nível > 8: Peão
- Nível > 6: Vaqueiro
- Nível > 4: Rústico
- Nível > 2: Novato
- Nível <= 2: Principiante
Você precisaria do nível de sorte 10, bem como do nível 10 em todas as Habilidades para obter o título mais alto, Rei da Fazenda. Infelizmente, o nível de sorte (um valor separado de Sorte diariamente não está implementado no jogo desde o PC v1.11. O nível de sorte aparece (no código do jogo) para ter sido concebido como uma 6ª habilidade que poderia ser nivelada, como as outras habilidades.
História
- 1.3: Adicionada Estátua da Incerteza.
Habilidades & Bônus |
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